Quem sou eu

Minha foto
Alexandre de Freitas, artista gráfico, ecologista e fotógrafo. Cozinheiro e jardineiro às vezes. Este blog é um depósito de informações e materiais sobre arte e ecologia. O título do blog é inspirado em um lindo livro da filósofa Elizabet Sathouris - "Gaia, do Caos ao Cosmo".

26/11/2008

Vamos fazer pão?

O pão é um dos alimentos mais emblemáticos de nossa história. Por estar presente em muitas culturas e ter quase infinitas maneiras de preparo, é uma das receitas mais executadas e presentes mundo afora. O pão representa o alimento da família e o sustento. Em muitas culturas é o símbolo da união e do trabalho. E toda a pessoa que prepara o pão arranca a simpatia daqueles que vão saboreá-lo.

Aprenda agora uma receita simples e muito gostosa de pão semi-integral para ser feita em casa e compartilhada com os amigos.

 

Para dois pães grandes:

6 xícaras de farinha integral;

3 xícaras de farinha branca;

1/2 xícara de aveia em flocos grandes (laminada);

1/2 xícara de trigo em grão bem moído no liquidificador;

 colher de sopa de sal;

1 colher de sobremesa rasa de açúcar;

1 colher de sopa e meia de fermento biológico granulado;

1 colher de sopa de azeite de oliva ou manteiga;

água morna ( o suficiente para dar o ponto na massa +- 2 e 1/2 copos americanos);

4 colheres de sopa de sementes de linhaça ou gergelim;

os condimentos de sua preferência.

 

É realmente fácil:

Primeiro misture bem, dentro de uma bacia, as farinhas, os grãos, o fermento, o sal, o açúcar, as sementes e os condimentos.

Faça uma cova bem no meio do monte de farinha.

Coloque o azeite ou a manteiga.

Vá despejando a água morna ( 38° C ou 40° C para o sul do Brasil no inverno).

Siga misturando até que a massa adquira a consistência elástica, típica da massa de pão.

Detalhe importante: A massa vai se tornado mais elástica a medida que vai sendo amassada. Isto se dá porque o glútem vai se aglutinado e formando fibras proteicas. Outra dica preciosa: Os pães feitos com farinha integral devem receber um pouquinho de água a mais. Pois as fibras de celulose absorvem mais água.

Amasse bem!!!! Não sabe amassar pão? Também é fácil:

1 - faça uma bola coma as duas mãos

2 - Com a mão direita agarre um dos lados da bola de massa e empurre para frente, rente à bancada. Depois de esticar traga esta porção na direção do seu corpo e finalmente pressione contra o bolo de massa. Nunca desprenda partes da massa do bolo. Repita este movimento impondo um certo ritmo. É quase instintivo, em instantes você aprende e a sua massa vai ficar bem elástica, formando uma bola bem lisa.

Deixe descansar por uma ou duas horas, ou então espere que a massa dobre de volume. O melhor lugar para o crescimento da massa do pão é em ambientes quentinhos e abafados. Após o crescimento, amasse novamente (a massa deve estar bem fofa). Para fazer o pão, divida a massa em duas partes e estique cada uma delas coma mão e enrole. Encaixe cada um dos pães em forma médias (dessas usadas para fazer pão de forma). Deixe crescer por mais meia hora e asse em forno médio/quente por 35 a 45 minutos. Se o seu pão ficar com a massa meio mole é porque assou pouco. Se, ao contrário, o miolo ficar ressecado e a casca dura, asse por menos tempo da próxima vez.

 

O seus pães ficarão ainda mais gostosos se ao tirá-los do forno eles forem cobertos com um pano de prato muito limpo e ligeiramente úmido.

Algumas pessoas costumam colocar condimentos na massa do pão. Nós já experimentamos fazê-lo com aipo em pó, noz moscada, sementes de endro, erva doce ou pimenta preta. Juntos ou separados os condimentos dão um sabor original e exclusivo ao seu pão.

Um comentário:

Iara Elisa disse...

MMMM adorei a receita, vou experimentar, tiro foto e te mando, ou te aviso e tu vem aqui em casa em Charqueadas provar. Bjs Xande.