Quem sou eu

Minha foto
Alexandre de Freitas, artista gráfico, ecologista e fotógrafo. Cozinheiro e jardineiro às vezes. Este blog é um depósito de informações e materiais sobre arte e ecologia. O título do blog é inspirado em um lindo livro da filósofa Elizabet Sathouris - "Gaia, do Caos ao Cosmo".

27/11/2008

Como manter suas geléias e compotas fora da geladeira por até um ano.

A primeira observação que devemos fazer é que o maior inimigo dos microorganismos é o calor e é através dele que conseguimos manter nossos produtos intactos por muito tempo sem a necessidade de aditivos artificiais que em muitos casos são prejudiciais à nossa saúde. No Rincão Gaia costumamos produzir compotas, geléias e molhos para nosso uso interno. E para mantê-los fora da geladeira por muitos meses usamos a técnica da pasteurização. Esta técnica de pasteurização de conservas doces é fácil, porém, um pouco trabalhosa. De qualquer forma sempre vale à pena conservar alimentos a um baixo custo energético.

O primeiro passo é conseguir uma boa receita de geléia ou compota (fique ligado em nossas dicas e receitas), todas elas são feitas através do cozimento de frutas inteiras ou amassadas, com mais ou menos açúcar e condimentos. Antes de preparar seu doce reserve a quantidade necessária de vidros muito bem limpos e secos e as respectivas tampas de rosca, que devem ser sempre de metal e devem possuir uma borracha vedante na face interna. O ideal é comprar tampas novas, pois a integridade das tampas é que vai garantir a vedação do produto e o êxito no processo. Pois bem, quando estiver faltando mais ou menos 45 minutos para a sua compota ou geléia ficar pronta coloque os vidros vazios, limpos e secos no forno e deixe em temperatura alta por 35 minutos; desligue o forno e espere 10 minutos. Neste tempo o seu doce deve estar pronto e as tampas muito bem fervidas por pelo menos 10 minutos.

Com os vidros aquecidos, as tampas fervidas e o doce ainda muito quente, vista um avental de corpo inteiro e luvas de proteção contra o calor e teste o primeiro recipiente. Isto deve ser feito sobre uma tábua de madeira seca. Ao despejar uma pequena quantidade do doce quente dentro do vidro, também quente, você saberá se a temperatura está adequada. Se o vidro rachar no fundo (o vidro nunca explode mas pode escorrer doce quente pelas rachaduras, por isso tome cuidado) espere mais uns cinco minutos. O processo em si consiste em preencher os vidros até proximo à boca e fechar com a tampa de metal emborrachada (fervida), e deixar esfriar lentamente dentro de uma caixa de papelão.

Durante o esfriamento não manipule os vidros e de jeito nenhum empilhe os recipientes. Ao esfriar, o doce vai se retrair e formar um vácuo dentro do vidro que garantirá a total vedação, e o calor durante a embalagem impedirá a entrada e a sobrevivência dos microorganismos que estragam os alimentos.

Dicas: Principiantes na cozinha devem estar acompanhados por pessoas mais experientes,crianças, nem pensar! Os vidros e as tampas podem ser comprados em lojas de embalagens e vidraria para laboratório, ( é possível encontrar bons vidros nas centrais de reciclagem). Após esfriarem, os vidros devem ser guardados em um armário ou caixa protegidos da luz de cabeça para baixo, pois desta forma, se alguma tampa não estiver bem vedada, ela vazará e acusará o defeito. E por último, não adianta ter todo esse cuidado com os vidros e tampas se os utensílios de cozinha não estiverem limpíssimos.


Alexandre de Freitas

Um comentário:

Unknown disse...

Aonde encontro o anel de borracha indicado para vedar o vidro de compota?