Quem sou eu

Minha foto
Alexandre de Freitas, artista gráfico, ecologista e fotógrafo. Cozinheiro e jardineiro às vezes. Este blog é um depósito de informações e materiais sobre arte e ecologia. O título do blog é inspirado em um lindo livro da filósofa Elizabet Sathouris - "Gaia, do Caos ao Cosmo".

27/11/2008

Manutenção - Um cuidado a mais na hora de economizar água e energia!

Muita água e energia elétrica é desperdiçada devido a problemas relacionados com a conservação das vias de condução (canos e fios). No caso do encanamento, muita da água tratada sequer chega até nossa casa, ela se perde no solo sob nossos pés. Em nossa casa muitas vezes temos vazamentos que sequer percebemos, mas que passam meses e anos jogando água fora. Mas o problema mais usual está relacionado com as torneiras e registros. A grande maioria das torneiras tem seu sistema de vedação formado por uma pequena peça de borracha em forma de disco. Pois bem, como tudo nesta vida, esta borrachinha não é eterna! Temporariamente ela precisa ser trocada e isto é uma tarefa bem fácil e pode ser feita porqualquer um (informe-se na ferragem mais próxima). Uma dica preciosa para aumentar a vida útil da borracha vedante: - Nunca aperte excessivamente a torneira, isto desgasta a torneira e não economiza uma gota sequer de água. Feche apenas o necessário. Outra maneira bem óbvia de economizar água é planejar a lavagem da louça, roupa e banhos. Detalhe: a água com amaciante e até mesmo com um pouco de sabão de roupas pode servir para lavar o chão, calçadas e outros locais que não necessitam de água totalmente limpa. Aliás, você não acha uma absurdo usar água potável para dar a descarga no vaso sanitário?

Já com relação à energia elétrica, além de seguir todas as recomendações que estão sendo passadas pelos meios de comunicação, que tal checar em que estado se encontra a rede elétrica de sua cas? Fios de cobre velhos ficam mais rijos e com o passar dos anos este enrijecimento faz com que o fio ofereça resistência. O resultado disto não podia ser outro, o aquecimento dos fios e o aumento do perigo de curtos circuitos. Uma boa manutenção da rede elétrica pode economizar até 30% do consumo mensal. Solicite uma revisão a cada dez anos. Em se tratando de eletricidade podemos perceber uma coisa: tudo que esquenta está consumindo energia. Portanto, fios velhos agem como a resistência do aquecedor; só que roubam energia e não beneficiam ninguém. Por falar em aquecimento não esqueça de desligar da tomada todos os aparelhos elétricos, especialmente aqueles que funcionam com controle remoto. Você que é usuário de televisão a cabo poderá constatar o desperdício de energia colocando a mão sobre o aparelho decodificador, você perceberá que ele permanece quente mesmo quando a televisão está desligada. Sendo assim, não saia de casa sem antes desplugar tudo, menos a geladeira, é claro!

Nenhum comentário: