Quem sou eu

Minha foto
Alexandre de Freitas, artista gráfico, ecologista e fotógrafo. Cozinheiro e jardineiro às vezes. Este blog é um depósito de informações e materiais sobre arte e ecologia. O título do blog é inspirado em um lindo livro da filósofa Elizabet Sathouris - "Gaia, do Caos ao Cosmo".

06/10/2010

INOVAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA


Município de Dois Irmão - Rio Grande do Sul
Apresentamos alguns dados oficiais do município de Dois Irmãos, que é considerado referência em gestão de resíduos sólidos urbanos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Dois Irmãos - Depto. Meio Ambientehttp://www.doisirmaos.rs.gov.br
MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS - RS
1: População urbana: 24.815 habitantes (IBGE 2007)
2: Quantidade de lixo domiciliar urbano produzido: 13.351,22 Kg/dia - 93.458,57Kg/sem (Pesagem em 2008) Seco: 16.995,11Kg/sem e Molhado 76.463,46Kg/sem
3: Percentual de adesão da população urbana à coleta seletiva: 70%
4: Sistema de organização para a reciclagem: Associação dos Recicladores de Dois Irmãos que presta o serviço para a prefeitura. A prefeitura repassa um certo valor como auxílio para despesas como a luz, além de fornecer o prédio e alguns maquinários.
5: Principais aspectos da ação educativa promovida pela prefeitura junto à população urbana: Neste ano de 2009, formou-se um grupo que compõe o PEADI-Programa de Educação Ambiental de Dois Irmãos, que está trabalhando na construção do Plano Ambiental de Educação Ambiental, Agenda 21, etc. Anteriormente, através do Depto. Meio Ambiente e SEMEC, sempre trabalhou-se a educação ambiental nas escolas e comunidade em geral, através de teatros, distribuição de mudas nativas, semana de meio ambiente, campanhas sobre separação de lixo, preservação da fauna local com exposição de animais silvestres, etc. elaboração de folhetos educativos sobre: Reciclgem, Animais Silvestres, Recursos Hídricos.A principal atividade do Depto. é o licenciamento ambiental, sendo o primeiro município a receber a habilitação para licenciamento pela SEMA, Resolução 05/2001 do CONSEMA. Através do licenciamento ambiental, as atividades potencialmente poluidoras são melhores fiscalizadas por nós o que beneficia a qualidade do meio ambiente local. As notificações e Auto de Infração são tratadas de forma educativa e nunca punitiva, para que a população entenda melhor o por quê de não fazer determinadas ações contra o meio ambiente.

Nenhum comentário: