Quem sou eu

Minha foto
Alexandre de Freitas, artista gráfico, ecologista e fotógrafo. Cozinheiro e jardineiro às vezes. Este blog é um depósito de informações e materiais sobre arte e ecologia. O título do blog é inspirado em um lindo livro da filósofa Elizabet Sathouris - "Gaia, do Caos ao Cosmo".

26/10/2009

Jardinagem Libertária

Descobrí um blog imperdível.

É de um pessoal de Curitiba e se chama Jardinagem Libertária.
Confira:
jardinagemlibertaria.wordpress.com

01/10/2009

SUSTENTABILIDADE O MAIOR DESAFIO DA HUMANIDADE

A seguir o resumo da palestra para o Conselho Comunitário consultivo do Pólo Petroquímico de Triunfo - RS.

30 de setembro de 2009 (quarta-feira). Nos seguintes horários:

Nova Santa Rita - 10h às 11h, na Câmara Municipal de Nova Santa Rita, Padre Nicolau Flach, 64.

Triunfo - 14h30mim às 15h30mim, na Câmara Municipal Triunfo, Rua Professor Coelho Souza, 210.

Montenegro - 19h30mim às 20h30mim, no Teatro Roberto Atayde Cardona, na Rua Capitão Cruz, 2150 - Centro.




SUSTENTABILIDADE

O maior desafio da humanidade


Anos atrás, em discussão com altos funcionários do Governo, estes me mostraram um grande mapa da Amazônia com muitas manchas verdes. “Que querem vocês ambientalistas? Vejam, estamos preparando todas estas reservas ecológicas, reservas indígenas, bancos genéticos. A biodiversidade está preservada”, diziam.

Respondi: “Não podemos aceitar. Se aceitarmos estes pontos verdes no mapa como solução, estaremos aceitando que tudo o que está branco, e é mais que 90%, poderá ser destruído, pilhado, devastado.

O desequilíbrio climático resultante acabará também com os pontos verdes. Que civilização é esta que precisa proteger algumas manchas verdes no mapa diante de sua própria fúria destrutiva? Ou chegaremos a formas de civilização que signifiquem convívio harmonios

o e sustentável com o grande processo vital, ou não teremos futuro.


José Lutzenberger - 1995 - www.fgaia.org.br




José Lutzenberger

(17/12/1926 - 14/05/2002)


Nascido em Porto Alegre, José A. Lutzenberger formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1950 e fez pós-graduação em ciência do solo na Lousiana State University, 1951/2. Após trabalhar até 1957 em empresas de adubos químicos no Rio Grande do Sul, foi para a Alemanha trabalhar na BASF, empresa multinacional em química agrícola. Esteve sediado na Alemanha, Venezuela e Marrocos, trabalhando como executivo e assessor técnico nos países do norte da América do Sul e Caraíbas, na África do Norte, Espanha e Canárias.


Em dezembro de 1970 pediu demissão por não poder mais coadunar sua visão ecológica com as práticas da agro-química. Voltou a sua terra natal e tornou-se autônomo, inicialmente como consultor, depois como empresário.

Ao constatar os estragos causados pelos agrotóxicos na agricultura brasileira, assim como a devastação ambiental em geral, ajudou a fundar um movimento ambiental militante, a AGAPAN, Associação Gaúcha de Proteção Ambiental. Tornou-se conhecido no Brasil inteiro.

Em 1987, criou a Fundação GAIA, para promover consciência ecológica e desenvolvimento sustentável, atualmente praticando e promovendo agricultura ecológica, regenerativa, educação ambiental para crianças e conscientização ecológica para a comunidade em geral.


FUNDAÇÃO GAIA - www.fgaia.org.br


A Fundação Gaia nasceu da vontade de possibilitar uma ampliação da atuação na luta ambiental de seu fundador e presidente, José Lutzenberger. Criamos assim suporte e unimos esforços para a indicação e implantação de alternativas de soluções que levem à construção de uma sociedade mais sustentável ambiental e socialmente. Que-remos contribuir para a garantia da sobrevivência e sustentabilidade de todas as espécies do nosso sistema vivo, o maravilhoso e fantástico planeta Terra - Gaia.


RINCÃO GAIA



BIODIVERSIDADE

AGRICULTURA ORGÂNICA

EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

LAZER ECOEDUCATIVO

CULINÁRIA SAUDÁVEL

ARQUITETURA ECOLÓGICA

Situado sobre uma antiga jazida de basalto, o Rincão é um exemplo de recuperação de áreas degradadas.

No lugar dos antigos buracos das pedreiras, existem hoje lagos e no seu entorno grande variedade de plantas típicas de ambientes áridos, que junto às rochas, formam jardins de rara beleza.

O Rincão Gaia é habitado por diversas espécies silvestres. Que atuam como indicadores de progresso na recomposição da paisagem.


O que é sustentabilidade?


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.


Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecos-sistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.


A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.


Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.


As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são:


Os programas de inclusão social;


a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e;


A ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.


Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.


Consideramos um empreendimento humano sustentável quando ele é:


Ecologicamente correto;

Economicamente viável;

Socialmente justo;

Culturalmente aceito.


Diferentes abordagens da ecologia:


Ecologia ambiental:

Aborda as relações sistêmicas entre os elementos naturais, biótico e abióticos. Ocupa–se da prerservação e uso racional da fauna, flora e recursos mi nerais.


Ecologia social ou humana:

Aborda as relações das diferentes sociedades entre sí e com os recursos naturais.

Enquanto a ecologia ambiental é voltada para questões científicas a ecologia humana é essencialmente políticas.


Ecologia da cultura:

Aborda os resultados culturais derivados da relação entre a sociedade e o ambiente.


Ecologia profunda:

Ocupa–se das questões individuais ligadas às ideias de felicidade e harmonia.

Ocupa-se de preparar o indivíduo para uma vida conectada e consciente com os diferentes sistemas.



EXEMPLO PARA DISCUSSÃO:


Apresentamos alguns dados oficiais do município de Dois Irmãos, que é considerado referência em gestão de resíduos sólidos urbanos.


Fonte: Prefeitura Municipal de Dois Irmãos - Depto. Meio Ambiente

http://www.doisirmaos.rs.gov.br


MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS - RS


1: População urbana: 24.815 habitantes (IBGE 2007)


2: Quantidade de lixo domiciliar urbano produzido: 13.351,22 Kg/dia - 93.458,57Kg/sem (Pesagem em 2008) Seco: 16.995,11Kg/sem e Molhado 76.463,46Kg/sem


3: Percentual de adesão da população urbana à coleta seletiva: 70%


4: Sistema de organização para a reciclagem: Associação dos Recicladores de Dois Irmãos que presta o serviço para a prefeitura. A prefeitura repassa um certo valor como auxílio para despesas como a luz, além de fornecer o prédio e alguns maquinários.


5: Principais aspectos da ação educativa promovida pela prefeitura junto à população urbana: Neste ano de 2009, formou-se um grupo que compõe o PEADI-Programa de Educação Ambiental de Dois Irmãos, que está trabalhando na construção do Plano Ambiental de Educação Ambiental, Agenda 21, etc.


Anteriormente, através do Depto. Meio Ambiente e SEMEC, sempre trabalhou-se a educação ambiental nas escolas e comunidade em geral, através de teatros, distribuição de mudas nativas, semana de meio ambiente, campanhas sobre separação de lixo, preservação da fauna local com exposição de animais silvestres, etc. elaboração de folhetos educativos sobre: Reciclgem, Animais Silvestres, Recursos Hídricos.


A principal atividade do Depto. é o licenciamento ambiental, sendo o primeiro município a receber a habilitação para licenciamento pela SEMA, Resolução 05/2001 do CONSEMA. Através do licenciamento ambiental, as atividades potencialmente poluidoras são melhores fiscalizadas por nós o que beneficia a qualidade do meio ambiente local. As notificações e Auto de Infração são tratadas de forma educativa e nunca punitiva, para que a população entenda melhor o por quê de não fazer determinadas ações contra o meio ambiente.